Reversão de Laqueadura ou FIV?

Por Dr.Orlando Monteiro Jr.


Mesmo com a difusão das diversas formas de anticoncepção, a laqueadura continua sendo o método mais utilizado. A probabilidade de arrependimento pode atingir 10%, sendo sua razão mais comum a mudança de parceiro.

Para estas pacientes, o retorno a fertilidade pode ser realizado pela cirurgia de reversão de laqueadura ou por técnicas de FIV/ICSI. Utilizando técnicas de microcirurgia as taxas de gestação comutativa variam de 57 a 84%, com risco de gestação ectópica de 2 a 7%.

Com o aparecimento e o desenvolvimento das técnicas de fertilização in vitro, o tratamento cirúrgico fica reservado a casos selecionados. Os motivos principais sãos os resultados de gestação mensal que as duas técnicas podem oferecer e a possibilidade de ocorrência de complicações como a prenhez ectópica.

Apresentando taxas mensais de fertilidade menores, o tratamento cirúrgico necessita de um seguimento a longo prazo para proporcionar bons resultados, entre 1 e 5 anos. Raramente o procedimento cirúrgico terá indicação após os 35 anos da mulher.

Além da idade feminina também são parâmetros considerados no momento da decisão: as dosagens do hormônio anti-mülleriano e hormônio folículo estimulante, além da contagem de folículos antrais à ecografia transvaginal.



Fatores de decisão terapêutica Cirurgia tubária FIV
Chance de gestação mensal Menor Maior
Tempo de Espera 12 meses ou mais 1 mês ou mais
Chance de prenhez ectópica Maior Menor
Idade da Mulher Até 35 anos Qualquer
Anestesia Geral ou Raquiana Sedação
Afastamento do trabalho 2 a 4 semanas 1 a 2 dias
Manutenção de fertilidade Sim Não
Manutenção da anticoncepção Não Sim
Gestação múltipla Rara Depende do número de embriões transferidos
Restrições Religiosas Não Sim
Custo Médico Depende do profissional Depende do profissional

Com a evolução das técnicas de reprodução assistida e, em especial, com a melhora da qualidade dos laboratórios de gametas e embriões, as taxas de gestação por ciclo têm aumentado significativamente. À medida que os resultados melhoram, diminuem as indicações para o tratamento cirúrgico. Nos dias atuais, a reversão cirúrgica da laqueadura tornou-se um procedimento de exceção.

 



Agende uma consulta Voltar à lista de Matérias

Compartilhe nas redes sociais