SERVIÇO
_REVERSÃO DE LAQUEADURA


É possível reverter uma laqueadura?

A laqueadura continua sendo o método mais utilizado para evitar a gravizer, mas a probabilidade de arrependimento pode atingir 10% das mulheres, sendo sua razão mais comum a mudança de parceiro.
Para estas pacientes, o retorno a fertilidade pode ser realizado pela cirurgia de reversão de laqueadura ou por técnicas de FIV/ICSI. Utilizando técnicas de microcirurgia as taxas de gestação comutativa variam de 57 a 84%, com risco de gestação ectópica de 2 a 7%.
Com o aparecimento e o desenvolvimento das técnicas de fertilização in vitro, o tratamento cirúrgico fica reservado a casos selecionados. Os motivos principais sãos os resultados de gestação mensal que as duas técnicas podem oferecer e a possibilidade de ocorrência de complicações como a prenhez ectópica.
Apresentando taxas mensais de fertilidade menores, o tratamento cirúrgico necessita de um seguimento a longo prazo para proporcionar bons resultados, entre 1 e 5 anos. Raramente o procedimento cirúrgico terá indicação após os 35 anos da mulher.



Agende sua consulta com Dr. Orlando Monteiro Jr. especialista em endometriose e reprodução humana há 25 anos em São Paulo e Campo Grande MS.
(CRM/SP 73.806 - CRM/MS 3.256 - TEGO 568/95)