Fale conosco pelo WhatsApp
Dr. Orlando Monteiro Jr.

O que é endometriose?

Endometriose é uma condição inflamatória crônica de origem multifatorial, acometendo cerca de 15 % das mulheres no período reprodutivo. Ocorre quando as células doentes, semelhantes ao tecido que reveste o útero por dentro, chamadas células endometriais, se encontram fora da cavidade uterina.

Trata-se de uma doença benigna, mas que tem a capacidade de invasão dos tecidos e, por isso, pode ser bastante dolorosa para a paciente, interferir na fertilidade e gerar outros desconfortos que comprometem a qualidade de vida da mulher. A endometriose é classificada em 3 tipos:

  • Superficial;
  • Profunda;
  • Ovariana.

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Cólicas menstruais intensas;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação (dor e sangramento);
  • Dores crônicas em baixo ventre;
  • Dificuldade para engravidar.

Observação: a intensidade da dor não está relacionada diretamente à gravidade da endometriose. Existem pacientes com endometriose que são assintomáticas, e apresentam apenas infertilidade, por exemplo.

Aliás, cerca de 40 a 60% das mulheres com infertilidade têm endometriose, muitas até desconhecem sua condição para endometriose.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, através de uma consulta especializada, onde são valorizados sinais e sintomas pertinentes. Os exames de rastreamento são: ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e/ou ressonância magnética pélvica.

Agendar consulta

Tratamento:

A abordagem terapêutica da paciente com endometriose é didaticamente dividida em 2, de acordo com a queixa da paciente:

1 - Quando há Dor

As opções podem ser: analgésicos, anti-inflamatórios, terapia hormonal como pílulas anticoncepcionais, progestagênios, análogos de GNRH, dispositivo intra-uterino medicado, etc.

2 - Quando há Infertilidade

A primeira opção terapêutica desta mulher é a reprodução assistida, principalmente a FIV (fertilização in vitro) e não a cirurgia. As taxas de sucesso (gravidez) de uma mulher com endometriose e sem endometriose, através da FIV são as mesmas. A endometriose não aumenta a taxa de abortamento.

Quando a indicação Cirúrgica é necessária

Quando indicada deve ter papel curativo, não sendo mais aceito, atualmente, a paciente ter várias intervenções cirúrgicas ao longo da vida reprodutiva e sim apenas uma cirurgia, de modo ideal.

Geralmente a cirurgia ocorre por falha do tratamento clínico ou em situações especiais.

Vale ressaltar que a cirurgia de endometriose em pacientes inférteis, pode até piorar o prognóstico reprodutivo caso haja abordagem cirúrgica em seus ovários, reduzindo assim a reserva ovariana. Ou seja, aumentando o risco de menopausa precoce.

Endometriose
e Fertilidade

Tratamentos

Dr. Orlando Monteiro é especialista em reprodução assistida e ginecologia e menciona que a mulher portadora de endometriose engravidando, ganha duas vezes: o bebê, que é a realização do seu sonho, e também o tratamento de endometriose por consequência. Isto é possível, já que a modulação hormonal da gravidez e lactação estabilizam ou “combatem “a endometriose. Portanto ela, mulher, é agraciada 2 vezes com o tratamento de reprodução assistida.

O que dizem nossas pacientes:

Luiza SantosLuiza Santos
02:19 30 Apr 22
Excelente lugar maravilhoso atendimento eu super recomendo sem palavras 👏🥰🥰
Erika LourençoErika Lourenço
14:12 10 May 21
Sabe quando vc recebe tantos "nãos" e perde a esperança? As vezes a causa de tantos "nãos" são alguns médicos que não entendem nossa dor e nos tratam com frieza ou a falta de fé. Foi quando pedi a Deus que colocasse um anjo no meu caminho e numa busca na internet procurando pelo "MELHOR" médico de reprodução, me apareceu o Dr Orlando, não só ele, como outros também, mas algo nele tocou meu coração, talvez a resposta das minhas orações. Marquei minha consulta sem saber se poderia seguir o tratamento, na primeira consulta descobri que era ele o anjo que Deus me mandou. Eu fui sozinha na consulta e quando contei ao meu marido ele concordou imediatamente. O próprio Dr Orlando fez uma Vídeo Histeroscopia e detectou uma Endometrite. Fizemos o tratamento e na primeira tentativa de FIV consegui meu tão sonhado positivo. Hoje estou com 3 meses e uma gratidão que não me cabe. Deus sabia que era ele, eu apenas escutei meu coração e deu tudo certo. Hoje eu acho que não existe problema que o Dr não consiga resolver, ele é de longe e de perto o melhor. Ele é abençoado. Se eu pudesse eu daria 100 mil estrelas e ainda seria pouco pelo tamanho da gratidão que tenho por ele. Obrigada Dr por realizar nosso sonho. O Sr é especial.
Judite SemenukJudite Semenuk
17:59 12 Nov 19
Dr. Orlando, um excelente profissional, atencioso e transmite muita segurança. Equipe de atendimento ágil e prestativos. Parabéns!
Juliana EscavoneJuliana Escavone
18:06 24 Sep 19
Um médico incrível ,humano. Nos ajudou a realizar nosso sonho. Se não fosse por ele hj não teríamos nossa Alice e Cecilia com 1 ano e 7 meses de muito amor e satisfação.
Excelente atendimento. Médico muito prestativo e ótimo profissional.
js_loader

Agendar consulta

Quem é Dr. Orlando Monteiro Jr.?

Graduação médica, residência e mestrado pela UNESP. Especialista em Reprodução Assistida, Ginecologia, Obstetrícia e Ultrassonografia Geral. Habilitação em laparoscopia e histeroscopia pela Febrasgo. Experiência de mais de 25 anos na área.

CRM/SP 73806 - CRM/MS 3256 - TEGO 568/95 - RQE - ginecologia e obstetrícia: 799 - RQE - Diagnóstico por Imagem / Ultrassonografia Geral: 3009 - RQE- Reprodução Assistida: 5823

Endometriose

Se deseja agendar uma consulta ou tirar alguma dúvida, entre em contato