Endometriose
Endometriose, a presença de tecido endometrial ectópico, afeta 25% a 50% das mulheres inférteis. A endometriose é uma doença sintomática em até 90% dos casos, caracterizando-se por cólicas menstruais intensas, dor profunda à relação sexual, dor para evacuar e urinar, podendo também ter presença de sangue “vivo” nas fezes e na urina no período menstrual. A dor pélvica crônica (dor em baixo ventre por mais de seis meses) não associada à menstruação pode ser uma sintomatologia da endometriose. Na mulher infértil com endometriose a dor pode ou não estar presente.
Não há correspondência dos sintomas com a gravidade das lesões endometrióticas. Segundo a literatura médica especializada a evolução da doença endometriose é incerta, podendo ser progressiva, estável ou até mesmo regressiva.
As pílulas anticoncepcionais hormonais sabidamente minimizam os sintomas de dor associados à endometriose, deste modo, usuárias de pílulas desde a adolescência podem passar anos sem conhecimento da existência, e da progressão da endometriose, o que contribui para o atraso do diagnóstico.