Oncofertilidade e Criopreservação de Oócitos

Atualmente, a criopreservação de oócitos (óvulos) é uma alternativa viável para preservação do potencial de fertilidade da mulher. E, pode ser indicado em casos específicos.
Devido ao aumento de detecção de casos de patologias malignas e a constante evolução nos tratamentos oncológicos, maior número de mulheres em idade reprodutiva necessitam de atendimento e orientação. A maioria destes tratamentos utilizam, em separado ou associados, a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia.
Durante e após estes procedimentos a fertilidade feminina pode ficar comprometida, resultando em quadros transitórios ou permanentes de infertilidade. Nestes casos, a preocupação deve ser primariamente com a saúde da paciente e depois com a preservação da sua fertilidade.
O médico assistente deve avaliar com sua paciente, a possibilidade dela se tornar infértil após o tratamento oncológico. O encaminhamento a um especialista em reprodução humana, antes de instituir o tratamento apropriado deve ser considerado, a criopreservação de oócitos, é uma das possibilidades mais empregadas para preservar o potencial atual de fertilidade destas mulheres.
Além das pacientes com câncer, as mulheres que desejam a maternidade estão cada vez mais preocupadas com a diminuição progressiva de sua fertilidade à medida que a idade avança.
Esta é uma realidade cada vez mais comum. A cada dia as mulheres casam e têm filhos mais tarde. Já não é novidade que, cada vez mais, as mulheres buscam o seu espaço profissional, priorizam e investem na sua carreira adiando a concretização de sua vida afetiva e o planejamento de ter filhos. A maioria tem consciência que após os 35 anos a sua capacidade reprodutiva diminui e por isso, muitas se afligem frente a esta realidade.
O congelamento de óvulos é uma saída que pode minimizar esta angústia, pois, nem sempre o parceiro ideal para ser o pai de seus filhos surge no momento que desejam.
O especialista em reprodução humana é a referência para as pacientes conseguirem as informações para á tomada de decisões.
Indicações para criopreservação de oócitos:
Adiamento de maternidadePré – quimioterapiaPré – radioterapiaPré – cirurgia ginecológicaProcedimento:
Avaliação médica especializadaRealização de exames sorológicosEstimulação da ovulaçãoAspiração folicular e captura dos oócitosCriopreservação dos oócitosManutenção dos oócitos criopreservadosPor Dr. Orlando Monteiro Jr.
(CRM/SP 73.806 – CRM/MS 3.256 – TEGO 568/95)

Compartilhar: